JNTAG - A noite mais aguardada do ano chegou: aquela em que a Ciência sai à rua, os investigadores sobem ao palco e muitas curiosidades são desvendadas, dúvidas resolvidas, novos fascínios descobertos. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) acontece já esta sexta-feira, 26 de setembro.
Corpo do artigo
Em várias cidades, e de forma gratuita, assinalam-se os 20 anos desta iniciativa, que nasceu em 2005, quando primeiro se concretizou a ideia de organizar um evento para celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo.
Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um acontecimento de referência, cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados do seu trabalho.
A iniciativa é promovida e financiada pela Comissão Europeia e pretende aproximar cientistas e restante sociedade, sempre na última sexta-feira de setembro, e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem produz conhecimento.
A nível nacional, a Noite Europeia dos Investigadores é coordenada pelo ITQB NOVA, pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.
Tudo acontece em vários espaços e através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas. Podes consultar o programa completo online.
Constelação do Dragão
Entretanto, o TAG dá-te dois exemplos de locais com atividades cativantes: no Porto, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), ao final do dia 26 de setembro, mais de 150 investigadores da U.Porto e de outras instituições vão liderar cerca de 50 atividades experimentais e lúdicas para todas as idades.
Explorar o cosmos e conhecer a "Constelação do Dragão", resolver enigmas e decifrar códigos para controlar uma infeção desconhecida, descobrir como os arqueólogos reconstroem o passado, participar numa sessão noturna de observação de insetos, descobrir como o corpo humano pode ser a energia do futuro e como a ciência e a engenharia podem unir-se para salvar vidas, são algumas das propostas.
Desafios interativos
Já em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva apresenta o tema de 2025: "Ligados pela Ciência".
Segundo este espaço, a ciência vive de ligações entre ideias, conhecimento e pessoas, pelo que, num ambiente descontraído e cheio de surpresas, o objetivo é ligar os visitantes a cerca de 300 cientistas, dando a conhecer o que de melhor se faz na investigação científica em Portugal.
A partir das 19 horas, dezenas de instituições vão dinamizar atividades, bancas com demonstrações, pitches, quizzes e experiências gastronómicas com foco nas Missões da Comissão Europeia.
No exterior, os mais jovens vão ser surpreendidos pela bina científica com experiências interativas sobre cientistas que mudaram o mundo.
Para quem não perde um quiz, o desafio está lançado: formar equipas, escolher um cientista mentor e pôr os conhecimentos de ciência e cultura geral à prova. E num momento inspirado no programa "Taskmaster", os investigadores vão ter de executar várias tarefas... Quem sairá vencedor? A decisão será do público!
Dentro de portas, em toda a área expositiva, divulgam-se projetos de investigação sobre as Missões da Comissão Europeia - demonstrando como estamos todos interligados pela ciência - e programas de financiamento europeus para a investigação científica. E como a curiosidade começa cedo, mais de 50 estudantes apresentam os projetos desenvolvidos nos Clubes Ciência Viva na Escola.
E ainda há mais: a "Cozinha é um Laboratório do Pavilhão do Conhecimento" oferece uma deliciosa viagem aos paladares mais apurados, com a ciência e a inovação como ingredientes a saborear. No Laboratório, exploram-se as ligações entre a Biologia, a Engenharia Química e a Inteligência Artificial para a criação de soluções de saúde feitas à medida...