Com o mês de março a acabar, já é oficialmente altura para começares a planear as tuas férias da Páscoa. Os dias vão ser um pouco maiores, vais ter muitos dias livres para te envolveres em atividades e workshops que te ajudem a relaxar e divertir enquanto até podes descobrir coisas que não sabias.
Corpo do artigo
As ofertas nesta altura do ano são muitas e variadas, espalhadas normalmente pelo país, muitas vezes a cargo das próprias juntas de freguesia ou agrupamentos escolares, mas, para já, o TAG reuniu quatro sugestões – duas no Porto e duas em Lisboa – de entre as que são habitualmente mais populares e concorridas e nas quais, em casos, até já te podes inscrever.
Férias da Páscoa em Serralves
Estão de volta as Férias da Páscoa de Serralves, em dois grupos de dias: de 7 a 11 de abril (5 dias) e de 14 a 17 de abril (4 dias).
O programa Férias em Serralves oferece às crianças, com idades entre os 4 e os 12 anos, a oportunidade para, durante uma semana, experienciarem e conhecerem Serralves através da participação em oficinas temáticas.
Na prática, em contacto com o Museu de Arte Contemporânea, a Casa de Serralves, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e o Parque, os participantes são convidados a explorar os diferentes espaços e recursos.
Este Campo de Férias, que se desenvolve ao longo de duas semanas (manhãs e/ou tardes), propõe desafios assentes nos domínios Arte e Ambiente, sendo que as Oficinas Temáticas compreendem sessões sequenciais com a duração de três horas. As oficinas contemplam ao longo de cada semana um conjunto diversificado e transversal de experiências.
Podes saber mais (horários, preços, etc,) e inscrever-te em www.serralves.pt. A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes.
Missão Férias@Porto
De 14 a 17 de abril realiza-se mais uma edição de Páscoa da Missão Férias@Porto, os campos de férias promovidos pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora.
Ir ao cinema, praticar modalidades desportivas coletivas e individuais (em interior ou ao ar livre), aprender a dançar e a cozinhar, participar em atividades agrícolas ou numa caça ao tesouro e ainda visitar museus interativos são as propostas que os participantes, entre os 6 e os 15 anos, terão à sua espera.
O programa terá como polo central o Pavilhão Municipal Pêro Vaz de Caminha.
As inscrições abriram a 25 de março e as online já estão esgotadas, mas podes tentar junto das piscinas municipais que, segundo a autarquia, também estão aptas a receber inscrições - havendo vagas, é claro.
Cozinha molecular? Porque não?
Em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, as Férias da Páscoa voltam a ser fora da caixa: com robótica, cozinha molecular e experiências científicas.
As Férias com Ciência estão de volta ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva de 7 a 17 de abril, desafiando crianças e jovens dos 6 aos 12 anos a embarcar numa viagem pela ciência do museu e do dia a dia.
Porque Páscoa é sinónimo de sobremesas e snacks deliciosos, n’A Cozinha é um Laboratório os pequenos chefs põem as mãos na massa e vão confecionar um salame de Páscoa saudável, explorando as reações químicas que ocorrem durante a sua preparação.
Já os fãs das requintadas trufas vão aprender a substituir alguns ingredientes por opções naturais e nutritivas.
E será possível replicar as camadas do planeta num bolo, com fósseis comestíveis escondidos? Na Cozinha do Pavilhão tudo é possível… até mesmo usar técnicas de cozinha molecular para criar um doce em forma de ovo estrelado.
Enquanto isso, no Laboratório, os aspirantes a geólogos vão assistir a um dos espetáculos mais fascinantes da natureza, ao tentarem replicar erupções vulcânicas. Para desvendarem o comportamento dos gigantes da Terra só vão precisar de pincéis, lupas, microscópios e muita curiosidade.
A Oficina do Pavilhão vai ainda colocar à prova as competências de programação dos cientistas de palmo e meio. Entre robôs capazes de ultrapassar obstáculos e rovers lunares programados para as aventuras espaciais mais fascinantes, tecnologia não faltará nestas Férias com Ciência.
Nestas férias, as crianças serão agrupadas de acordo com a faixa etária – dos 6 aos 8 anos e dos 9 aos 12 anos –, com atividades diárias pensadas para todos. Da Cozinha ao Laboratório, passando pela exposição temporária A Ciência da Pixar e as habituais Tcharan!, Explora e Fishanário, nenhum espaço da área expositiva fica de fora nestas Férias com Ciência. Mais informações no site do pavilhão.
Dobrar flores a Oriente
Também na capital, o Museu do Oriente volta a surpreender com propostas bem originais.
Este ano, as oficinas para crianças incluem o workshop “Origami no hana”: acontece a 8 e 9 de abril, é para crianças dos 7 aos 12 anos, e a ideia é dobrar flores em papel para o festival Hana Matsuri, que celebra o aniversário de Buda no Japão.
Dia 15, para o mesmo grupo etário, o espaço sugere “Pássaros mil”: o grou japonês da longevidade, o pavão da prosperidade, a fénix ou o corvo lisboeta… onde podes conhecer as histórias de aves reais e míticas, para depois as representar.
Dos 8 aos 12 anos, mais uma proposta, para dia 16 de abril: “Cavalos sagrados, escrita criativa” ou como, através de jogos de palavras, desafios de pistas e dinâmicas criativas, podes descobrir as lendas dos cavalos do Oriente e criar o teu próprio cavalo mágico, com um nome único e missão especial.
Mais informações aqui.