
Satélites vão integrar a constelação Lusíada
Foto: LusoSpace
JN TAG - Empresa de engenharia aeroespacial prepara o lançamento dos primeiros quatro satélites portugueses da futura constelação Lusíada. Portugueses podem participar, inscrevendo o seu nome neste projeto.
Corpo do artigo
Mais de dez mil pessoas já participaram na campanha "O Seu Nome no Espaço". Trata-se de uma iniciativa da empresa portuguesa LusoSpace, que prepara o lançamento dos primeiros satélites da constelação Lusíada, assim batizada em homenagem aos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
E tu também poderás fazer parte desta missão, falando aos teus pais da campanha "O Seu Nome no Espaço", que tem participação simples e gratuita. Cada nome submetido nas redes sociais da LusoSpace será integrado num ficheiro digital e enviado para órbita, a bordo dos satélites.
"O número de participações é limitado. Assim que o ficheiro digital atingir a capacidade definida para esta fase da missão, será selado e integrado no processo final de preparação dos satélites", explica a LusoSpace em comunicado.

Foto: LusoSpace
Camões, Pessoa, Saramago e Agustina são os nomes dos primeiros satélites da constelação, equipada com uma tecnologia avançada (AIS/VDES) e que terá no total 12 unidades, com o objetivo de "revolucionar as comunicações marítimas globais, desde vigilância e segurança a operações de busca, salvamento e navegação inteligente", sublinha a empresa.

Foto: LusoSpace
Para a LusoSpace, "estes satélites representam um marco para a engenharia portuguesa e um passo decisivo para posicionar Portugal como referência no setor espacial". E milhares de portugueses farão parte desta constelação única.

