JNTAG - Dois edifícios, cinco andares e mais de mil metros quadrados: no coração da Baixa portuense, a poucos passos da Torre dos Clérigos, abriu portas o Wondersense, um museu imersivo que propõe uma viagem pelos cinco sentidos.
Corpo do artigo
Através de experiências sensoriais, artísticas e tecnológicas, o espaço convida a sentir o mundo de forma inédita e didática, despertando a imaginação, as emoções e as conexões humanas.
O TAG explica-te tudo o que podes encontrar. Na prática, ao longo de cinco andares, os visitantes são desafiados a ativar todos os seus sentidos. Como? Através de instalações que aliam criatividade, design e interação e despertam estímulos visuais, sonoros, olfativos, táteis e gustativos.
O tato, por exemplo, é explorado através de superfícies inesperadas e estruturas em movimento; o olfato surge em espaços que convocam a memória através de aromas enigmáticos; na audição, som transforma-se com vozes distorcidas por tubos interativos.
Já a visão, é desafiada por espelhos, luzes e padrões cromáticos que criam ilusões óticas. O paladar está também presente, através de pequenas provocações gustativas ao longo do caminho.
Destaca-se ainda uma piscina de bolas, uma sala de balões e outras instalações lúdicas e zonas cenográficas, que foram pensadas para estimular o corpo, a curiosidade e a interação entre diferentes idades.
O percurso foi concebido com recurso a ferramentas de inteligência artificial, não apenas como apoio técnico, mas como instrumento criativo, permitindo explorar o potencial do erro e do inesperado.
Mas há mais: além da proposta artística e sensorial, o museu assume um compromisso com o bem-estar emocional de quem o visita, propondo um espaço de pausa, reconexão e estímulo positivo. Num contexto marcado pelo cansaço digital e pelo aumento de fenómenos como a ansiedade e o isolamento, o Wondersense pretende recorrer à ativação dos sentidos para estimular a produção de serotonina, dopamina, oxitocina e endorfinas - as chamadas "hormonas da felicidade" - promovendo sensações de prazer, equilíbrio e bem-estar duradouro.
O novo museu está aberto diariamente, das 10 horas às 19 horas, com bilhetes disponíveis online ou diretamente no local.
As visitas são organizadas em grupos de 15 pessoas, com entradas de 15 em 15 minutos e têm a duração de pelo menos uma hora. O valor dos bilhetes ronda os 17 euros e os 22 euros, existindo também pacotes família (70 euros para dois adultos e duas crianças). A entrada é gratuita para crianças até aos quatro anos.