O antigo homem forte do BES, Ricardo Salgado, está a descansar, com a família, na ilha italiana da Sardenha. Este domingo à tarde, foi surpreendido por um grupo de portugueses em Porto Cervo. Há três semanas, o arguido da Operação Marquês começou a ser julgado sem estar sentado no banco dos réus. Beneficiou da lei que autoriza os arguidos com mais de 70 anos a não marcar presença em tribunal, devido aos riscos associados à pandemia.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, Salgado está na localidade de Porto Cervo, acompanhado, pelo menos, da mulher e de um casal e terá ido visitar a filha e a neta, de acordo com o seu advogado. Este domingo à tarde, enquanto caminhava sem máscara, foi reconhecido por um grupo de portugueses que também se encontravam de férias naquele local paradisíaco.
Antes de viajar, Ricardo Salgado deu conhecimento da estadia no estrangeiro ao tribunal de Lisboa, onde está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança, por, alegadamente, ter desviado 10,7 milhões de euros do Grupo Espírito Santo, em 2011.
"Conforme informação que deu ao tribunal e em todos os processos, o meu cliente deslocou-se à Suíça para realizar exames médicos relativos a uma situação de saúde relevante e passar uns dias com a sua família próxima que não vê há cerca de um ano (filha e netos menores) na Suíça (onde vivem) e na Sardenha", explicou, este domingo, ao princípio da noite, ao JN, Francisco Proença de Carvalho, advogado do ex-banqueiro, sublinhando ainda que "a ausência do dr. Ricardo Salgado das audiências do julgamento tem enquadramento legal, como aliás foi confirmado pelo Tribunal".
De facto, a lei prevê que pessoas com mais de 70 anos possam, devido à pandemia, não assistir às sessões de julgamento em tribunal. O ex-banqueiro tem 77 anos.
No início da segunda sessão do julgamento, no Campus da Justiça, o juiz Francisco Henriques lembrou que os "arguidos não são obrigados a estar presentes" e considerou que "as particulares circunstâncias" causadas pela pandemia justificavam a ausência do antigo presidente do BES que está agora a descansar na Sardenha.