Um homem de 49 anos foi detido por suspeita dos crimes de tentativa de homicídio e violação de uma idosa de 87 anos. Os factos ocorreram na madrugada de 18 de julho de 2024, em Palmela, tendo o agressor estado fugido desde então. Após ter sido detido, na terça-feira, o ADN confirmou que tinha estado no local do crime.
Corpo do artigo
O suspeito já teria estado na casa da idosa com um familiar dela. A PJ apurou que, na madrugada do crime, o suspeito entrou na casa da vítima "com o objetivo único de praticar a agressão sexual". Após entrar na residência, agrediu violentamente a mulher de 87 anos, recorrendo inclusive ao estrangulamento e asfixia mcânica.
Após deixar a vítima inconsciente, consumou a violação. Perante as agressões sofridas, a vítima correu risco de vida e esteve vários dias internada em unidade hospitalar.
Na terça-feira, após recolha de ADN do arguido, pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ, em comparação com amostra problema recolhida aquando da inspeção ao local, foi produzida prova do seu envolvimento nos crimes em causa.
Cadastrado várias vezes detido
O suspeito, de 49 anos, tem já antecedentes criminais, tendo inclusivamente cumprido pena de prisão efetiva por várias vezes, em 2004, 2009, 2010 e 2015, por furto e violação de domicilio, por sequestro, por detenção de arma proibida e por violência doméstica.
Foi apresentado ontem, quinta-feira, a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva. A PJ de Setúbal, que o localizou, identificou e deteve, fora de flagrante delito, irá prosseguir a investigação para apurar outros eventuais ilícitos por ele praticados.