Um jovem de 17 anos foi detido por suspeita vários roubos agravados, entre abril e maio de 2023, no Porto. Juntamente com outros três cúmplices, todos menores de 16 anos e inimputáveis criminalmente em razão da idade, assaltava, com ameaça de arma de fogo, estafetas de entregas ao domicílio na freguesia de Campanhã.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, os ladrões "estabeleciam contactos telefónicos com a plataforma, solicitando que os produtos fossem entregues em diversas moradas localizadas na freguesia de Campanhã. Assim que os estafetas se aproximavam das moradas indicadas, eram abordados e roubados pelos suspeitos, que os ameaçavam com recurso a arma de fogo e ameaças de agressões físicas, ficando-lhes com os bens e dinheiro".
A situação chegou a tal ponto que a empresa e os próprios estafetas, após reiterados episódios de assaltos deste grupo, e de um outro, desmantelado pela Polícia Judiciária em outubro de 2023, passaram inclusive a recusar fazer entregas, em determinadas ruas, da zona oriental do Porto.
O detido, com referências policias por crimes contra a propriedade, é suspeito da coautoria de, pelo menos, três crimes de roubo agravado, um deles na forma tentada. Foi apresentado às autoridades judiciárias competentes, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da residência.