Um agente da PSP que, em 2013, foi agredido por um cidadão na Rua de Luanda, em Ermesinde (Valongo), vai receber uma indemnização de 80.898 euros, acrescida de juros, segundo um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República assinado pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
Corpo do artigo
A compensação especial por invalidez permanente foi concedida depois de o Tribunal Central Administrativo Norte ter reconhecido, em 5 de julho do ano passado, que o agente principal teria direito a tal, na sequência de um recurso interposto pelo Ministério da Administração Interna a uma sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, lê-se ainda.
O caso ocorreu em 19 de setembro de 2013, pelas 21.50 horas, na Rua de Luanda, em frente ao n.º 127, em Ermesinde, quando Joaquim Magalhães Almeida se encontrava de serviço de patrulha. Nessa altura, foi comunicado pela central rádio que devia prestar auxílio aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde na abordagem de um cidadão suspeito de ser portador de anomalia psíquica grave.
Já no local, o agente viria ser agredido com dois socos na mão direita e na região frontoparietal (cabeça) pelo indivíduo.
Devido à agressão, o polícia ficou com uma incapacidade permanente absoluta para o exercício das suas funções.