A PSP de Setúbal abriu um inquérito interno para apurar "a adequação e proporcionalidade do uso da força" numa intervenção policial em que vários agentes da PSP foram filmados a agredir suspeitos de terem furtado uma viatura, em Setúbal, na madrugada de terça-feira.
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN, o caso aconteceu pelas 2.30 horas de dia 2 de abril, após a Polícia ter sido informada de que estava a decorrer o furto de uma viatura na Rua Olavo Bilac, por cinco indivíduos.
Quando os meios chegaram ao local, os polícias depararam-se com uma viatura no meio da faixa de rodagem com as luzes apagadas. Um dos indivíduos conseguiu fugir, mas os restantes quatro foram intercetados.
Nas imagens a que o JN teve acesso, é possível ver vários agentes a desferir bastonadas nos suspeitos prostrados no chão. Um dos polícias avisa os restantes sobre as filmagens que poderiam estar a ser feitas das janelas, enquanto se ouvem gritos.
Três suspeitos entre os 17 e os 18 anos foram detidos. Já um quarto indivíduo foi entregue à progenitora por ter 15 anos.
Através da matrícula da viatura, a PSP conseguiu chegar à proprietária que apresentou queixa na esquadra. Os suspeitos foram mais tarde libertados com a obrigação de se apresentarem a tribunal.