Um homem foi condenado a 21 anos de prisão por um crime de homicídio qualificado e um crime de violência doméstica, em Sintra. Ao longo de mais de dois anos, maltratou e agrediu violentamente a companheira com pedras, paus e até uma picareta até a assassinar em agosto de 2021.
Corpo do artigo
O casal iniciou uma relação conjugal em 2019. Desde que começaram a residir juntos, o homem passou reiteradamente a agredir física e psicologigamente a mulher. O Tribunal de Sintra deu como provado que, ao longo de mais de dois anos, no interior da resiência em comum, desferia-lhe pancadas no corpo, no rosto e na cabeça, "umas vezes utilizando as mãos e noutras munido de objetos, tais como paus e pedras".
A 17 de julho, munido de uma picareta, o arguido aproximou-se da mulher e, utilizando o respetivo cabo, deu-lhe dois golpes na cabeça, bem como diversas pancadas em várias partes do corpo dela. Um mês mais tarde, a 27 de agosto de 2021, "com um objeto contundente abeirou-se da ofendida e desferiu-lhe várias pancadas, imprimindo força, atingindo-lhe as zonas da face, do braço esquerdo, das costas e da cabeça", lê-se numa nota da Procuradoria Distrital de Lisboa. Alguns dias depois, as lesões crânio-encefálicas sofridas viriam a causar a morte da mulher.
Após o crime, o homem fugiu para o Reino Unido. Viria a ser capturado e extraditado em março de 2023. Foi julgado pelo Tribunal de Sintra que o condenou a 21 anos de prisão. Terá ainda de pagar uma indemnização de 135 mil euros ao filho da vítima pelos danos não patrimoniais causados à vítima e a ele pela morte da mãe.