Ministério Público acusa Tomislav Jozic de matar a tiro Mário Coucelos e Mário Sobral, amigos que queriam comprar um terreno no Pico, Açores.
Corpo do artigo
Tomislav Jozic era completamente obcecado pela segurança e não queria que nada nem ninguém rondasse a sua propriedade, situada na Ilha do Pico, Açores. Este foi o único motivo para, em 9 de setembro, ter assassinado a tiro e queimado os corpos de Mário Coucelos, 74 anos, e Mário Sobral, 65. Recentemente, o alemão, de 60 anos, foi acusado de homicídio e profanação de cadáver. A sua companheira, Ruth Hager, 54 anos, também será julgada, por o ter ajudado a desfazer-se dos corpos.
A propriedade do casal alemão, situada num local isolado da freguesia de São Mateus, está equipada com diversas câmaras de vigilância que, segundo a acusação consultada pelo JN, permanecem "estrategicamente colocadas", de modo a que os donos tivessem uma "visão sobre todos os que passassem nas imediações".
A procuradora Susana Gonçalves destaca também o facto de Tomislav Jozic andar "habitualmente" armado com uma pistola semiautomática calibre 22, "devidamente municiada". Esta arma foi, aliás, usada pelo alemão para ameaçar uma pessoa que simplesmente caminhava nas imediações da sua casa.
"Assim que alguém passava na via pública junto à propriedade, era abordado pelo arguido que, dirigindo-se de forma agressiva, afugentava quem por ali passasse", constata a magistrada.
Em 9 de setembro do ano passado, o sexagenário foi muito mais longe. Ao ver Mário Coucelos e Mário Sobral junto ao muro da sua propriedade, "apontou e disparou" sobre eles. Com as vítimas gravemente feridas, arrastou os corpos para dentro do seu terreno, ateou duas fogueiras e queimou os cadáveres, usando gasóleo, gasolina e benzina.
Cinzas espalhadas
As fogueiras, ateadas em lados opostos do terreno, originaram "fumo visível a centenas de metros e um cheiro nauseabundo, que ficou no ar durante muitas horas". Não passaram, obviamente, despercebidas a Ruth Hager, quando esta chegou a casa, pelas 20 horas desse dia.
Lê-se na acusação que a mulher ajudou o companheiro a ocultar as provas do crime, espalhando as cinzas dos corpos pela propriedade. Está, por isso, acusada de dois crimes de profanação de cadáver. Pelo mesmo crime responde Tomislav Jozic, acusado ainda de dois crimes de homicídio.
A procuradora do Pico Susana Gonçalves sustenta que Mário Coucelos e Mário Sobral eram dois amigos interessados, somente, em comprar o terreno anexo à propriedade do casal alemão e que se deslocaram a São Mateus, apenas, para fazer prospeção do local.
Ou seja, Jozic revelou "uma total insensibilidade e indiferença pela vida das vítimas", agindo "motivado por fatores completamente desproporcionais e absolutamente injustificados".
Pacemaker incriminou principais suspeitos
O pacemaker usado por Mário Sobral foi crucial para incriminar o casal alemão. O aparelho cardíaco, que tem um número de série associado ao utilizador, foi encontrado pela PJ numa das fogueiras ateadas por Tomislav Jozic. Apesar de ter tido o cuidado de espalhar as cinzas dos cadáveres para ocultar o crime, o sexagenário descuidou-se com outras provas. Não apagou, por exemplo, o rasto de sangue deixado pelos corpos que arrastou do local onde estes foram baleados até à sua propriedade. Os inspetores da PJ também descobriram cabelos das vítimas no terreno que estas pretendiam comprar, mas também junto à habitação de Tomislav Jozic e da companheira. O alemão foi detido a 20 de setembro, dez dias depois do crime, e ainda está em prisão preventiva. Já a mulher foi detida a 23 de setembro, mas libertada no dia 30.
Arsenal
Mira telescópica
A habitação do casal alemão guardava um autêntico arsenal. Uma carabina com mira telescópica, 1454 munições e mais quatro carregadores foram apreendidos na residência.
Besta e arco
A Polícia Judiciária descobriu também uma besta e um arco para atirar flechas. Sete punhais, uma catana e uma baioneta, tudo com lâminas com mais de dez centímetros de comprimento, estavam na casa.
Silenciadores
Tomislav Jozic tinha na sua posse ainda dois silenciadores para pistolas e uma soqueira com lâmina acoplada.