Ana Gomes absolvida pela Relação do Porto por chamar "escroque" a Mário Ferreira
A embaixadora Ana Gomes foi absovida pelo Tribunal da Relação do Porto num processo de difamação movido pelo empresário Mário Ferreira. A antiga europeputada havia sido condenado por ter escrito, na rede social X (antigo Twitter), "notório escroque/criminoso fiscal" em referência ao empresário.
Corpo do artigo
Segundo uma publicação de Ana Gomes efetuada esta manhã de quinta-feira, terá sido o terceiro processo movido por Mário Ferreira contra si. A embaixadora lembra ainda que está atualmente a ser julgada num quarto processo. "Nâo é só sobre barcos, mas sobre aviões: um jacto privado comprado com o lucro do navio Atlântida...", escreveu no X.
Ana Gomes cita mesmo o acórdão da Relação do Porto: "Se a sentença admite que a Recorrente tem base factual para qualificar como «criminoso fiscal» o Assistente [Mário Ferreira], então também tem de admitir que a Recorrente tem base factual para o qualificar como «escroque»".
Em setembro, a ex-eurodeputada havia sido condenada a pagar uma indemnização de 8 mil euros ao empresário e uma multa de 2800 euros. "Visou atingir o Assistente [Mário Ferreira] como empresário, mas também como pessoa e como cidadão com reflexos na sua vida", disse a juíza do Tribunal do Bolhão, no Porto, onde foi lida a sentença.
Ana Gomes aproveita ainda para agradecer o "extraordinário apoio" do seu advogado Francisco Teixeira da Mota,