Uma mulher de 60 anos e um homem de 26 anos foram identificados e autuados por infrações distintas em Linha de Comboio. A mulher foi detetada a correr na linha férrea em Lisboa e o jovem acionou indevidamente o travão de emergência em Sintra. Podem ser sujeitos a coimas até 3 mil e 250 euros respetivamente.
Corpo do artigo
O primeiro caso deu-se na manhã de 27 de novembro. Quando já estava na estação da Ameixoeira, a mulher apercebeu-se de que se tinha esquecido do telemóvel da Estação do Senhor Roubado do Metropolitano de Lisboa. Decidiu então correr pela linha férrea para tentar recuperar o objeto, até ser intercetada e identificada.
"Esta ação colocou a sua vida em perigo e comprometeu a segurança dos demais passageiros, que poderiam ser afetados por uma travagem de emergência ou outro incidente causado pela presença na linha", explica a PSP, acrescentando que este tipo de infração pode resultar na aplicação de uma coima entre 250 e 3000 euros para pessoas singulares.
O outro caso aconteceu ao final da tarde de 7 de dezembro na Estação da CP de Monte Abraão, Sintra. O jovem de 26 anos foi identificado por acionamento indevido da alavanca de emergência do comboio.
Segundo a PSP, por causa desta ação, sem que houvesse qualquer situação de perigo efetivo ou iminente, houve uma interrupção de 20 minutos na circulação ferroviária, tendo o comboio ficado parado durante oito minutos na Estação da Amadora e 12 minutos na Estação de Monte Abraão. Esta infração pode resultar numa coima até 200 euros.