Um homem de 23 anos foi detido pela GNR, em Porto de Mós, Leiria, por fraude na obtenção de carta de condução, quando tentava realizar um exame de código, com uma câmara oculta.
Corpo do artigo
"No âmbito de uma investigação por fraude, os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram a identificação do suspeito, que se predispôs a fazer o exame de código, em centro de ensino de condução automóvel, utilizando para o efeito uma câmara oculta e micro auricular, apurando-se que atuava em coautoria com outros suspeitos que lhe transmitiam as respostas do teste, à distância, o que motivou a sua detenção", adiantou o comunicado.
A GNR esclareceu que, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria e do Posto Territorial de Porto de Mós, apreendeu dois telemóveis, um micro auricular e um 'router' de Internet móvel, além de documentação relativa ao exame de código.
"O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de ilícito criminal, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Porto e Mós", acrescentou o Comando Territorial de Leiria da GNR.
Fonte da GNR disse à agência Lusa que o arguido foi detido em flagrante quando tentava fazer o exame de código e os outros suspeitos não foram ainda identificados. Admitindo que este tipo de situação "não é muito frequente", a mesma fonte da GNR afirmou que se está perante um alegado crime de falsidade informática.