Um homem de 35 anos foi detido, na sexta-feira, pela Divisão de Investigação Criminal da PSP, depois de ter sido apanhado a fazer um teste de código da estrada com uma câmara escondida, nas instalações do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, em Lisboa.
Corpo do artigo
Segundo a PSP, o suspeito utilizava um sistema fixo ao tronco através de uma cinta de cor preta com tiras de tecido, com um telemóvel acoplado ao centro do peito e com a respetiva câmara de filmar enquadrada com o orifício da t-shirt.
Conectado ao telemóvel existia ainda um fio bluetooth e um pequeno auricular, introduzido no ouvido direito, através do qual recebia a indicação das respostas corretas.
O homem, que foi localizado ainda durante o exame, seria abordado após a realização do mesmo, tendo-lhe sido apreendidos um telemóvel Samsung, um cabo bluetooth, um par de auriculares, uma cinta e tiras.
O suspeito, que está indiciado pela prática do crime de uso de meios fraudulentos de captação de imagem e som, foi detido e, posteriormente, libertado. Foi notificado para comparecer perante a autoridade judiciária.
Em comunicado, a PSP refere que este tipo de criminalidade está associado a redes organizadas que se aproveitam dos cidadãos para se financiarem ilicitamente.