Apanhados a comprar remédios com receitas falsas para fazer droga "Purple Drank"
Dois homens foram detidos por suspeita de tráfico de estupefacientes. Os detidos fariam parte de uma célula de traficantes que adquiria medicamentos com codeína em farmácias de Lisboa, Setúbal e Algarve para depois os utilizar na elaboração de "Purple Drank", uma droga com efeitos semelhantes à heroína.
Corpo do artigo
Segundo a PSP, os suspeitos tinham receitas falsificadas do fármaco Toseína, um medicamento usado para combater a tosse seca que possui codeína. Este ingrediente é um analgésico derivado de morfina que pode causar dependência quando misturado com outros substâncias, assumindo então o nome de "Purple Drank". Esta nova droga encontra-se em expansão um pouco por todo o mundo e produz efeitos muito similares à heroína-
Os suspeitos estariam em Portugal com o objetivo de adquirir grandes quantidades de Toseína através de receitas falsas. Os investigadores da PSP aperceberam-se da presença desta célula em território nacional e, "de imediato, começaram a sua monitorização, acompanhando os levantamentos destes fármacos em várias farmácias de Lisboa e Setúbal", descreve a PSP.
No dia 12 de janeirol, após um desses levantamentos, os suspeitos foram detidos em flagrante delito. Tinham na sua posse dezenas de frascos do medicamento, receitas falsificadas em suporte digital e várias caixas dos CTT para expedirem as embalagens dos fármacos para o estrangeiro.
Os dois homens, de 25 e 30 anos, foram constituidos arguidos e sujeitos a primeiro interrogatório judicial. Foil-lhes aplicada a medida de prisão preventiva.