Apreendidas 10 toneladas de bacalhau congelado num entreposto ilegal em Tondela
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efetuou uma inspeção a um entreposto comercial em Tondela por suspeita de comércio ilegal de produtos alimentares. Foram apreendidos cerca de 11 toneladas de genéros alimentícios, 800 quilos dos quais já se encontravam para lá do prazo de validade e com bolores.
Corpo do artigo
A operação de fiscalização constatou que, num anexo a uma moradia, procedia-se ao comércio ilegal de vários produtos alimentares, designadamente bacalhau e afins, queijos e produtos à base de carne. O local não possuía número de controlo veterinário exigível por lei face à necessidade de controlo de tempertatura para os produtos alimentares em causa.
"Como resultado da ação foram apreendidos 10 104 quilos de bacalhau, 235 quilos de queijos e de 612 quilos de produtos à base de carne, no valor total de 73 789 euros, bem como à suspensão da atividade de entrepostagem de produtos de origem animal que exigem temperatura controlada", descreve a ASAE em comunicado.
Após perícia veterinária, constatou-se ainda que alguns dos referidos produtos, cerca de 800 quilos, encontravam-se em fase avançada de maturação e apresentavam bolores bem como a data de validade ultrapassada, tendo sido instaurado o respetivo processo-crime.
"A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores", avança o organismo.