Apreendidas 2,2 toneladas de tabaco de mascar com valor tributário de 550 mil euros

Tabaco apreendido teria de pagar 550 mil euros em impostos
Foto: Direitos reservados
A Unidade de Ação Fiscal da GNR apreendeu 2200 quilos de tabaco de mascar nas Caldas da Rainha. Aos produtos apreendidos, sem qualquer documento identificativo, corresponde uma divída tributária de mais de 550 mil euros.
Corpo do artigo
A apreensão deu-se no dia 21 de fevereiro no âmbito de uma ação de patrulhamento do Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR. Os militares abordaram uma viatura suspeita e constataram que esta transportava 2200 quilos de tabaco de mascar, os quais foram apreendidos por ausência de qualquer documento identificativo.
Foi elaborado um auto de notícia por introdução fraudulenta no consumo de produtos sujeitos ao Imposto sobre o Tabaco. Segundo um comunicado da GNR, sobre o material apreendido corresponde uma dívida tributária ao Estado, referente ao Imposto sobre o Tabaco e IVA, superior a 550 mil euros.
"Estas ações integram-se no combate à fraude associada ao IVA e ao Imposto Especial de Consumo, visando combater o mercado paralelo, garantir o pagamento de impostos devidos e mitigar os impactos negativos no funcionamento dos mercados e na competitividade económica", informa a GNR.

