A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quatro toneladas de uvas, durante uma operação de fiscalização realizada no concelho de Resende, por se destinarem a ser introduzidas de forma ilegal na Região Demarcada do Douro, em violação das regras que protegem a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Corpo do artigo
Segundo a força policial, as uvas encontravam-se dissimuladas num veículo, também apreendido, e destinavam-se a ser inseridas de forma clandestina no circuito produtivo da região. Foi instaurado um processo-crime por tráfico de produtos vitivinícolas, apreendida documentação com valor indiciário e identificado um suspeito.
As uvas apreendidas terão como destino a destruição através de vinificação controlada, de forma a garantir que não entram no mercado e a proteger os interesses económicos e a integridade dos produtores legítimos do setor.
A ação, conduzida pela Unidade Regional do Norte da ASAE, contou com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.