Apreendido meio milhão de euros em investigação a funcionários do Fisco comprados por cartéis
No final de um dia de buscas, a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu mais de meio milhão de euros em notas e dez carros a suspeitos de integrar um esquema criminoso, que permitia que milhares de quilos de cocaína fossem traficados através dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.
Corpo do artigo
No âmbito da operação, foram detidas quatro pessoas e constituídos 15 arguidos. Alguns serão inspetores da Autoridade Tributária e Aduaneira corrompidos por cartéis de droga.
Segundo um comunicado da PJ (o segundo desta terça-feira), os quatro detidos são “suspeitos de beneficiarem organizações criminosas dedicadas à exportação de elevadas quantidades de cocaína a partir da América Latina, e que utilizam os portos marítimos nacionais como porta de entrada de produtos estupefacientes na Europa”.
Acrescenta a PJ que, no âmbito da operação “Porthos”, foram, ainda, “constituídos 15 arguidos e apreendido mais de meio milhão de euros em numerário, dez viaturas e cinco armas de fogo”. “A investigação criminal em curso tem por objeto suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais”, descreve a PJ.
Durante a operação, que não deverá ficar finalizada nesta terça-feira, foram executados “32 mandados de busca, dos quais 14 domiciliárias e 18 não domiciliárias, para recolha de elementos de prova complementares”.