
Navio foi apreendido numa megaoperação em Espanha
DR
A Polícia Nacional espanhola apreendeu em Málaga o primeiro semi-submersível para tráfico de droga fabricado em território europeu. A Polícia Judiciária colaborou na operação.
Mais de 300 agentes participaram na Operação Ferro, uma delicada operação policial contra o crime organizado e o tráfico de droga de grande escala. A operação foi levada a cabo pela Polícia Nacional espanhola em colaboração com a Europol e cinco agências policiais de outros países, incluindo a Polícia Judiciária portuguesa.
Foram detidos 52 suspeitos e feitas 47 buscas domiciliárias em várias cidades espanholas. Na operação foram apreendidas mais de três toneladas de cocaína, 700 quilos de haxixe e ainda mais de 100 mil euros em dinheiro.
Foram também apreendidas duas embarcações usadas para o tráfico de droga: um semi-submersível em Málaga e uma lancha rápida no valor de 300 mil euros em Múrcia. Refira-se que o "narcosubmarino" capturado era de fabrico europeu, uma novidade. Todas as outras embarcações similares apreendidas anteriormente eram de fabrico Latino-americano.
Operação decorreu em várias fases
Os investigadores identificaram uma associação criminosa composta por cidadãos espanhóis, colombianos e dominicanos dedicada ao tráfico internacional de grande escala de cocaína, haxixe e marijuana. Os criminosos operavam a partir de Espanha, sobretudo da Catalunha.
Entre abril e dezembro, na Colômbia, foi possível realizar várias apreensões de estupefacientes ligadas a este grupo criminoso. No total foram apreendidos 2900 quilos de cocaína. Em novembro do ano passado, a polícia espanhola conseguiria prender o cabecilha da organização, juntamente com 13 cúmplices, em Tarragona.
Em fevereiro deste ano, foi desmantelada uma outra célula do grupo. Quatro suspeitos foram detidos em Tarragona e apreendido um carregamento de 583 quilos de haxixe com destino a França e Itália. Foram também realizadas várias buscas domiciliárias em Málaga que conduziram à apreensão do "narcosubmarino" num armazém.
Nove metros de comprimento para levar duas toneladas de cocaína
O barco, o primeiro semi-submersível a ser concebido em solo europeu, ainda estava em fase de construção quando foi apreendido. Media 9 metros de comprimento e poderia transportar até duas toneladas de cocaína.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/03/europol_droga_15mar2_20210315123156/mp4/europol_droga_15mar2_20210315123156.mp4
Ainda em fevereiro, no aeroporto de El Prat, em Barcelona, um dos principais responsáveis do grupo foi detido quando tentava fugir para os Países Baixos. Após a detenção foi revistado um armazém em Barcelona que levou à apreensão de 300 quilos de cocaína.
A operação Ferro viria a desmantelar um laboratório de droga clandestino em Barcelona e descobrir uma estufa industrial com mais de 1150 plantas de canábis. Na região de Múrcia, viria a ser apreendido uma lancha rápida com 15 metros de comprimento e já abastecida com 7 mil litros de gasolina.
No final de fevereiro, os restantes membros da organização viriam a ser detidos, tendo sido apreendidos 6 mil litros de químicos para a produção de estupefacientes com destino a um laboratório clandestino em Múrcia.
Além Polícia Nacional de Espanha e da Polícia Judiciária participaram também elementos da Polícia Nacional da Colômbia, da Polícia Nacional Holandesa, a Agência Nacional do Crime do Reino Unido e Agência Norte-Americana de Alfândegas e Proteção de Fronteiras.
