A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a Polícia Nacional de Espanha e a Agência Tributária daquele país, desmantelou um grupo criminoso organizado que introduziu no continente europeu 210 quilos de cocaína, vinda do Panamá e dissimulada em peças de sucata. Sete pessoas foram detidas, mas nenhuma é portuguesa.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, o grupo, que tinha o seu centro de atividades em Espanha, procedia à importação de diverso tipo de mercadoria em contentores desde a América Latina "para dissimular o estupefaciente, socorrendo-se, para o efeito, de diversas empresas legalmente constituídas".
Durante as investigações, quer em Portugal, quer em Espanha, foi possível identificar um conjunto de quatro contentores de sucata provenientes do Panamá, que se suspeitava transportarem uma grande quantidade de droga "dissimulada na mercadoria declarada (sucata de maquinaria industrial)". Tinham como destino uma empresa espanhola e entraram no continente europeu através do Porto de Setúbal.
Das diligências realizadas, acrescenta aquele órgão de polícia criminal em comunicado esta quarta-feira, foi possível seguir os contentores até ao seu destino final, em Espanha, "acabando por se proceder à apreensão, no passado mês de setembro, de cerca de 210 quilos de cocaína que vinha dissimulada no interior de peças de sucata".
Além da apreensão da droga e de outros objetos e documentos relacionados com as atividades ilícitas, as autoridades detiveram, em Espanha, sete pessoas de nacionalidade espanhola e colombiana pela prática dos crimes de tráfico de drogas, branqueamento de capitais e de pertença a associação criminosa. As investigações continuam.