
A operação teve como objetivo a fiscalização de estabelecimentos de venda de telemóveis
Foto: Carlos Carneiro
Duas pessoas com ordem de saída do espaço Schengen foram esta sexta-feira identificadas numa operação de fiscalização da PSP no centro comercial Babilónia, na Amadora, que resultou num detido e permitiu apreender ou recuperar 10 telemóveis e outro material informático.
A operação teve como objetivo a fiscalização de estabelecimentos de venda de telemóveis, tendo sido fiscalizados 115 estabelecimentos e verificados 2093 equipamentos no total, de acordo com o balanço da PSP enviado à agência Lusa no final da operação.
Foram apreendidos ou recuperados 10 telemóveis, três computadores portáteis, dois iPads e um porta-cartões, segundo os dados enviados pelo subintendente Adriano Magalhães, comandante da Divisão da Amadora da PSP.
O subintendente Adriano Magalhães explicou que por diversas vezes telemóveis roubados ou furtados foram localizados naquele espaço comercial.
Na sequência da operação, uma pessoa foi detida por injúrias e resistência e coação, enquanto duas pessoas foram identificadas e conduzidas à esquadra por permanência ilegal em Portugal, ambas com pedidos de afastamento do espaço Schengen por países terceiros.
A PSP efetuou ainda 20 notificações de abandono voluntário do território nacional e levantou 20 autos por excesso de permanência em território nacional.
Foram também levantados processos por contrafação, tendo sido apreendidas 12 malas, que imitavam a marca Guess, e 20 aparelhos a imitar AirPods, da Apple.
A Polícia Municial da Amadora levantou dez autos, enquanto a Segurança Social efetuou 11 e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) levantou 10, ainda de acordo com a mesma fonte.
Entre agentes da PSP e de outras autoridades e entidades, como a Polícia Municipal da Amadora, Segurança Social ou ACT, estiveram envolvidos mais de 60 pessoas, adiantou a fonte policial.
