O Governo argentino oferece uma recompensa de 4700 euros euros a quem dê informações sobre o paradeiro de Rodolfo Lohrman, conhecido como "El Ruso". O perigoso fugitivo argentino, de 59 anos, fugiu da cadeia de Vale de Judeus no passado dia 7 de setembro. Até ao momento, apenas um dos cinco evadidos foi capturado.
Corpo do artigo
"El Ruso", detido em 2016 pela autoria de quatro roubos à mão armada na zona de Aveiro, chegou a ser um dos criminosos mais procurados da América Latina. É suspeito de integrar uma rede de raptores que, em 2003, sequestou um jovem de 21 anos que nunca mais foi visto, suspeitando-se que tenha sido assassinado pelos captores. O argentino é também apontado como um dos raptores e assassinos da filha do ex-presidente do Paraguai, Raúl Cubas, em 2005.
Segundo uma resolução do Ministério da Segurança argentino publicada esta quinta-feira, o Governo recompensará com cinco milhões de pesos argentinos (4700 euros) " as pessoas que, sem terem participado nos factos ilícitos, ofereçam dados úteis que permitam assegurar a detenção" de Rodolfo Lohrman. Será preservada a identidade do denunciante, garante o documento.
"El Ruso" cumpria uma pena de 18 anos e dez meses de prisão, quando se evadiu da cadeia de Vale de Judeus. Tinha pendente um pedido de extradição por parte do Governo argentino.
Dos cinco fugitivos, apenas Fábio Cigano já foi recapturado. Foi intercetado em Marrocos quando se preparava para se encontrar com a mulher.