
ASAE apreendeu mais de 6800 litros de vinho
Foto: ASAE
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 6800 litros de vinho rotulado como biológico, mas produzido com recurso a uma substância não autorizada, no âmbito de uma operação de fiscalização realizada na região de Lisboa e na Margem Sul.
A ação decorreu na útima semana e incidiu em operadores da cadeia de distribuição de produtos vínicos biológicos, nomeadamente armazéns, unidades de engarrafamento e locais de distribuição. A intervenção resultou da recolha de amostras efetuada no âmbito do Plano de Controlo Oficial de Resíduos e Pesticidas, que revelou irregularidades no modo de produção.
Durante a operação, foram apreendidos 6834 litros de vinho, 9112 garrafas com a menção de produto biológico e 8432 selos de certificadores, em incumprimento da legislação em vigor. Foi instaurado um processo de contraordenação por utilização de substâncias ativas não autorizadas no modo de produção biológico e por indução em erro do consumidor.
Segundo a ASAE, os operadores faziam passar o produto por vinho biológico, atribuindo-lhe características que não correspondem à realidade, obtendo lucro indevido e promovendo concorrência desleal.

