A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 324 mil artigos contrafeitos, principalmente vestuário e acessórios têxteis, em Esposende, Guimarães, Barcelos, Fafe e Trofa, o único concelho que não pertence ao Minho.
Corpo do artigo
O valor total dos bens apreendidos perfaz o total de mais de 500 mil euros. Dez pessoas foram constituídas arguidas, assim como uma empresa.
Em comunicado, a ASAE revela que a investigação começou em junho deste ano, tendo sido feitas buscas a seis residências, nove fábricas e armazéns, onde foram apreendidos, também, quatro toneladas de tecido utilizados no fabrico, 19 máquinas industriais e sete dispositivos eletrónicos.
Foram, ainda, apreendidas, por suspeita de serem proveitos da prática de crime, 14 peças de ouro, um relógio Breitling, no valor de 16 mil euros, dois automóveis (das marcas BMW e Mercedes), um motociclo BMW de alta cilindrada e cerca de 77 mil euros em numerário.
"Por suspeitas de crime de posse ilegal de arma, procedeu-se à apreensão de duas caçadeiras, 16 cartuchos, uma arma de fogo (pistola) de calibre 6.35 mm, seis munições e dois sabres", pode ler-se no comunicado.
O principal suspeito dedicava-se à produção e venda de vestuário de marcas falsificadas, recorrendo a várias fábricas para a produção, acabamento e embalamento das peças.