A ASAE realizou, esta quarta-feira, uma ação de prevenção criminal no âmbito do combate à venda e circulação de artigos contrafeitos nas redes sociais, no concelho de Leiria. Foram apreendidas 1800 peças de vestuário e calçado, e equipamentos utilizados em transmissões ao vivo no Facebook.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a ASAE revelou que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão (um domiciliário, um não domiciliário e quatro em viaturas), esclarecendo que "o modus operandi deste operador consistia na comercialização através da rede social Facebook, a partir do seu domicílio e também numa loja física".
A operação, que teve a colaboração da PSP de Leiria, permitiu apreender diversos equipamentos eletrónicos utilizados para a realização de transmissões ao vivo no Facebook para a comercialização dos artigos, incluindo um tablet, um telemóvel, um "ringlight" (dispositivo de iluminação), cerca de 1800 artigos de vestuário e calçado, ostentando marcas reconhecidas, e 176 euros em numerário".
"Importa ainda referir", sublinhou a ASAE, "que foram apreendidos 28 quilos de produtos de tabaco, cujo valor comercial ascende a seis mil euros".
O valor total da apreensão ascende a 52.300 mil euros.