A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 34.113 artigos, vestuário e acessórios têxteis, num valor total superior a 320 mil euros, durante uma operação de prevenção criminal, no âmbito do combate à violação dos direitos de propriedade industrial, na zona Norte.
Corpo do artigo
Durante a ação, refere a ASAE, em comunicado divulgado esta terça-feira, direcionada a uma indústria de embalamento têxtil, realizada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminalforam detetadas em flagrante diversas mulheres que embalavam artigos têxteis desportivos contrafeitos, ostentando marcas registadas de elevado prestígio internacional e identificado um homem responsável por toda a mercadoria apreendida.
A mercadoria apreendida - 34.113 artigos, num valor total superior a 323.700 euros -tinha como destino o mercado espanhol, sendo transportada por empresas de transporte de mercadorias numa tentativa de ludibriar as autoridades fiscalizadoras.
A contrafação, recorda a ASAE, "constitui um crime precedente do branqueamento de capitais e está frequentemente associado a infrações do foro tributário, laboral e ambiental, com elevado impacto nestes domínios".