A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de três toneladas de mel e suspendeu a atividade de um operador económico na zona de Silves. A medida ocorreu no âmbito de uma operação nacional de fiscalização a estabelecimentos de processamento de mel.
Corpo do artigo
A fiscalização, que incidiu em 17 operadores, teve como objetivo detetar práticas fraudulentas e garantir a autenticidade, rotulagem e rastreabilidade dos produtos.
Em Silves a ASAE detetou a ausência de documentação sobre a rastreabilidade do mel, além do incumprimento dos requisitos de higiene e da falta de implementação do sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) e de processos de segurança.
Em sequência, foi determinada a suspensão total da atividade económica daquele operador, com aplicação de medida cautelar de apreensão de cerca de três toneladas de mel, por forma a salvaguardar a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado. Foi determinada a suspensão da atividade do operador para "salvaguardar a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado".