A ASAE encerrou cinco padarias nos concelhos da Amadora, Braga, Covilhã, Mogadouro e Montalegre, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene. A medida culminou numa operação de fiscalização de âmbito nacional.
Corpo do artigo
A operação foi direcionada a indústrias de panificação e pastelaria "no sentido de verificar os requisitos legais previstos para o setor, com especial destaque para a fiscalização da conformidade das matérias-primas, rotulagem, rastreabilidade de produto, condições de armazenamento e acondicionamento, condições de higiene e temperatura dos veículos de transporte de pão, produtos de pastelaria e produtos afins do pão/padaria fina" refere a ASAE, em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Foram fiscalizados 86 operadores económicos, nomeadamente indústrias de panificação e pastelaria, estabelecimentos com venda e produção de produtos de panificação e pastelaria, retalhistas e importadores/distribuidores.
"Devido ao incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene foi suspensa a atividade de cinco operadores económicos, nos concelhos da Amadora, Braga, Covilhã, Mogadouro e Montalegre", destacou a ASAE.
Da operação resultaram, ainda, 40 processos de contraordenação, tendo como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas, a inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP (em português, Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, sendo um sistema de gestão de segurança alimentar).