A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou 10 alojamentos locais por falta dos requisitos de segurança e de higiene. Durante uma operação que decorreu nas últimas semanas, foram fiscalizados 215 operadores económicos e instaurados 34 processos de contraordenação.
Corpo do artigo
A operação de fiscalização, que decorreu de norte a sul do país, foi "direcionada a estabelecimentos de alojamento local (AL) preferencialmente inseridos em zonas históricas de cidades com o objetivo de verificar o cumprimento das regras a que os mesmos se encontram sujeitos", refere a ASAE em comunicado divulgado este sábado.
Foram fiscalizados 215 operadores económicos, tendo sido determinada "a suspensão de atividade de 10 alojamentos locais por falta dos requisitos
de segurança e de higiene dos mesmos".
Foram ainda instaurados 34 processos de contraordenação,em especial pela falta de cumprimento dos requisitos de segurança, de cumprimento dos requisitos relativos a seguros obrigatórios, violação das regras de identificação e publicidade dos estabelecimentos, falta de cumprimento dos requisitos gerais e a oferta, disponibilização, publicidade e intermediação de estabelecimentos de AL não registados ou com registos desatualizados.
"A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, sempre o objetivo de salvaguarda da saúde e segurança dos seus utilizadores, assegurando um turismo seguro", sublinha o comunicado.