A Polícia Judiciária está a investigar uma tentativa de assalto, em Vila Real, seguida de uma contenda entre o assaltante em fuga e um militar da GNR, na sequência da qual o primeiro perdeu a vida e o segundo ficou ferido com gravidade.
Corpo do artigo
Ao que apurou o JN, o incidente aconteceu por volta das 5 horas da manhã. Um indivíduo terá tentado assaltar as bombas de combustível da BP, situadas perto da rotunda conhecida como MCoutinho. Tentou partir um vidro do posto com uma tampa/grade da uma caixa de escoamento das águas pluviais mas não conseguiu, uma vez que é um vidro à prova de bala. Foi surpreendido pelo militar da GNR nesse momento, empreendendo a fuga.
O militar da GNR estaria naquela zona àquela hora, já que vive perto. Apesar de se encontrar fora de serviço, terá tentado impedir o assalto. O indivíduo colocou-se em fuga, mas terá sido alcançado perto de umas estufas situadas ali perto, na Avenida da Europa.
Na contenda, o militar da GNR foi ferido com uma arma branca e o assaltante acabou por morrer, alegadamente de uma queda. A Polícia Judiciária de Vila Real está a investigar o caso para esclarecer os contornos em que aconteceu.
"Esfaqueado em várias partes do corpo”
A Polícia de Segurança Pública (PSP) precisou, entretanto, em comunicado, que “o militar da GNR, fora de serviço, solicitou auxílio via 112, informando encontrar-se bastante ferido”. Segundo a PSP, “quando [o guarda] circulava na respetiva artéria [Avenida da Europa], junto a um posto de abastecimento de combustível, presenciou uma tentativa de assalto ao mesmo”.
O guarda informou ainda que “ao tentar intercetar o suspeito, se terá envolvido fisicamente com o mesmo”. Foram acionados para o local meios da Polícia, que apuraram que “o suposto autor da tentativa de assalto, lamentavelmente, estaria já cadáver e o elemento da GNR, infelizmente, bastante ferido por ter sido esfaqueado em várias partes do corpo”.
O comandante dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca de Vila Real, Orlando Matos, explicou, ao JN, que pouco depois das 5 horas da manhã foram acionados para socorrer “um indivíduo que tinha sofrido uma queda” na zona das estufas. Foi ativada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), uma vez que o homem estaria já em “paragem cardiorrespiratória”.
A seguir foi pedida outra ambulância porque “foi encontrado outro indivíduo que apresentava ferimentos de arma branca”, acrescentou Orlando Matos. Tratava-se do elemento da GNR. Só nessa ocasião é que os operacionais se terão apercebido que “os dois casos estariam relacionados”.
O militar foi estabilizado no local e transportado com ferimentos graves para o hospital de Vila Real. Segundo a PSP, “encontra-se estável, não correndo perigo de vida”.
O óbito do suposto assaltante foi declarado no local pela equipa da VMER. Para já, tudo indica que os ferimentos fatais foram provocados pela queda do indivíduo durante a fuga. Segundo apurámos, não será conhecido na cidade.