Viatura suspeita não respeitou ordem de paragem e pôs-se em fuga. Embateu num carro da PSP de propósito, inutilizando-o. Os polícias ainda efetuaram vários disparos, mas os suspeitos conseguiram escapar.
Corpo do artigo
Esta madrugada, a PSP foi alertada para um furto com arrombamento numa pastelaria da zona do Barreiro, em Setúbal. De imediato foram deslocados meios para o local para tentar intercetar os criminosos.
Pelas 4.35 horas, na rua Henrique Galvão, no Barreiro, os polícias, que se deslocavam em carros patrulha devidamente caracterizados, detetaram a viatura usada pelos suspeitos, veículo que depois se apurou fora furtado.
Os agentes deram "ordem inequívoca de paragem" ao veículo suspeito com recurso às sirenes e aos sinais luminosos dos carros patrulha.
Os suspeitos não acataram a ordem e puseram-se em fuga, seguindo os polícias no seu encalço.
"Embateu violenta e propositadamente"
"No decurso da perseguição encetada, a viatura suspeita parou bruscamente, fez marcha atrás em grande velocidade e embateu violenta e propositadamente num carro patrulha, tendo este ficado danificado e imobilizado no local", informa a PSP.
A viatura conseguiu fugir do local sem que fosse possível deter os seus ocupantes.
Polícias efetuaram disparos
O comunicado da Direção Nacional da PSP acrescenta que durante a abordagem, os "polícias efetuaram disparos com arma de fogo em circunstâncias que serão apuradas".
A PSP instaurou o consequente inquérito para apuramento das circunstâncias que rodearam a intervenção policial. Ao local deslocaram-se dois elementos da Inspeção da PSP para procederem a uma análise e avaliação iniciais. A ocorrência foi igualmente comunicada à Polícia Judiciária (PJ) e à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI).
A força policial apela a todos os cidadãos que tenham conhecimento, direto ou indireto, sobre a ocorrência descrita e os autores da prática do crime, que tomem a iniciativa de contactar a PSP do Barreiro.