Duas mulheres, de 21 e 24 anos, foram detidas pela PSP em flagrante delito após terem assaltado uma casa no Lumiar, Lisboa, cujo dono se encontrava de férias. As suspeitas, de nacionalidade estrangeira, farão parte de uma rede internacional de furtos a casas.
Corpo do artigo
Às 13.50 horas da passada quarta-feira, uma patrulha apeada foi alertada pelo porteiro de um prédio de que o alarme de uma das habitações, cujo proprietário estava de férias, tinha sido acionado. Os polícias detetaram duas mulheres com comportamentos suspeitos, a sair do prédio e a tentarem descartar artigos que tinham consigo.
Os polícias intercetaram-nas e verificaram que os objetos descartados eram equipamentos utilizados para o arrombamento de portas, materiais para ocultação da identidade das suspeitas e uma caixa com vários itens de joalharia. No interior do prédio viram que a porta estava aberta, com o canhão da fechadura desmontado no solo, e que o interior do apartamento estava remexido.
Contactado o proprietário do apartamento, o mesmo confirmou o conteúdo da caixa de joalharia e manifestou desejo de procedimento criminal. Foi até à esquadra mais próxima do local onde estava e formalizou a queixa, sendo assim dada voz de detenção às duas suspeitas. Os bens foram posteriormente entregues ao legítimo proprietário.
Rede internacional de furtos a casas
"Realizadas diligências, confirmaram-se as suspeitas de que as detidas integravam uma rede internacional dedicada a furtos em interior de residência, aproveitando-se da ausência dos proprietários por motivo de férias", informa a PSP.
As detidas, após a realização das diligências processuais necessárias e considerando a natureza do ilícito criminal, recolheram às salas de detenção do COMETLIS para serem presentes, no dia seguinte, no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, no Campus da Justiça. Foi-lhes decretado o termo de identidade e residência e a proibição de abandono de território nacional.