Ladrões, de 23 e 21 anos, foram apanhados minutos depois pela PSP quando se preparavam para fugir de carro, com 40 mil euros em relógios e bijuteria. Polícias dispararam seis tiros para imobilizar a viatura.
Corpo do artigo
Dois indivíduos, de 23 e 21 anos, residentes em Ovar, assaltaram na quinta-feira à noite, cerca das 21.45 horas, uma ourivesaria do Forum Aveiro, quando a loja ainda estava aberta ao público. Roubaram relógios e peças de bijuteria avaliados em cerca de 40 mil euros, mas foram apanhados por agentes da PSP quando se preparavam para fugir de carro. Os polícias tiveram de disparar seis tiros, para os pneus e para o motor, de forma a impedir a fuga.
Faltavam 15 minutos para fechar a loja quando a dupla entrou encapuzada na Boutique dos Relógios, situada no rés do chão do Forum Aveiro, no centro da cidade. Ameaçaram com uma faca a funcionária e, com um martelo, partiram as vitrinas interior da loja. Em poucos segundos ensacaram 38 relógios e nove artigos de bijutaria (brincos e pulseiras), que custavam no total cerca de 40 mil euros.
A funcionária aproveitou o facto de o suspeito que a estava a ameaçar ter começado também a recolher objetos de valor para se refugiar no escritório, acionar o botão de pânico e telefonar para o 112.
Os ladrões fugiram a pé em direção ao parque de estacionamento situado nas traseiras do Centro Comercial Oita, a cerca de 500 metros do local do roubo. Foi o tempo suficiente para os seguranças privados do Forum, que os perseguiram, avisarem a PSP, que de imediato enviou a patrulha para o local onde os ladrões poderiam ter o carro para fugir.
Encontraram-nos quando estavam a entrar na viatura – um Skoda Otavia Octavia que pertence a um dos assaltantes – e foi nessa altura que os polícias “para impedir a fuga dispararam três tiros para os pneus e mais três para o motor”, explicou na tarde desta sexta-feira ao JN o comissário Gabriel Oliveira, comandante da divisão policial de Aveiro.
Os indivíduos foram detidos, mas um deles sofreu ferimentos num braço, tendo sido assistido na Urgência do Hospital de Aveiro. Também um dos agentes da PSP sofreu lesões leves quando tentou impedir o fecho da porta da viatura dos assaltantes, sendo igualmente tratado no hospital.
As peças apreendidas vão ser restituídas ao proprietário nas próximas horas. As mais valiosas são relógios, alguns dos quais custam cerca de três mil euros.
Os detidos, que não têm cadastro, segundo apurou o JN, estavam esta tarde nas instalações da PSP de Aveiro, à espera de serem ouvidos no DIAP de Aveiro, que determinará as medidas de coação pelo crime de roubo.