Um indivíduo, com 34 anos, assaltou, na zona de Lisboa, oito homens que conhecera numa aplicação online de encontros. O assaltante ganhava a confiança das vítimas e convencia-as a marcar encontro nas suas residências. Quando lá chegava ameaçava-as com uma arma branca, roubando dinheiro e telemóveis. Foi detido por agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP.
Corpo do artigo
De acordo com a PSP, "o detido estabelecia contacto com as vítimas através de uma aplicação de encontros online. Nessa aplicação conquistava a confiança das vítimas através de largos períodos de conversação e troca de contactos pessoais com o objetivo de convencer as vítimas a marcar encontros presenciais nas suas residências".
"Foi possível estabelecer a ligação do detido a, pelo menos, oito crimes de roubo na cidade de Lisboa só no último mês de janeiro. Durante as diligências de recolha de prova, foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido, tendo sido possível apreender uma das armas brancas utilizadas nos ilícitos", sublinhou a Polícia.
O detido, sem antecedentes criminais por este tipo de crimes, foi ouvido na terça-feira no Tribunal de Comarca de Lisboa, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A PSP aconselha aos utilizadores de plataformas de encontros online a:
· Nunca partilhar informações pessoais com desconhecidos, como a morada de casa, do emprego ou pormenores sobre a sua rotina diária.
· Manter as conversas na plataforma online enquanto conhece alguém até se sentir confiante em fornecer os seus contactos. É frequente os utilizadores mal intencionados tentarem potenciar rapidamente a conversa para SMS, aplicações de mensagens, email ou conversas telefónicas.
· Antes de um primeiro encontro presencial, deverá privilegiar uma conversa por videochamada.
· Nas primeiras vezes, os encontros deverão ocorrer num local público e nunca em sua casa ou no domicílio da pessoa que está a conhecer.
· Nos primeiros encontros realizados em bares e discotecas, só deverá aceitar bebidas vertidas ou servidas diretamente pelo barman.
· Se em algum momento se sentir pressionado(a), deverá terminar o encontro online ou presencial.
Qualquer comportamento suspeito de configurar atos preparatórios/criminais, deverá ser denunciado às autoridades.