"Até hóstias comeram e beberam vinho". Assaltado e vandalizado santuário em Barcelos
O Santuário da Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, freguesia de Barcelos, foi assaltado e vandalizado na madrugada de segunda-feira. Os meliantes arrombaram as janelas da sacristia, acederam ao interior da igreja, e, além de furtarem cerca de 500 euros, provocaram danos na imagem do altar principal.
Corpo do artigo
"Forçaram as janelas da sacristia, entraram no santuário e roubaram 500 euros, provocando, também, algum vandalismo. Retiraram uma coroa da imagem do altar principal e colocaram à porta da igreja. Além disso, provocaram alguma destruição no interior e até hóstias comeram e beberam vinho”, revelou ao JN o presidente da confraria da Nossa Senhora da Aparecida, João Dantas.
Depois, os assaltantes tentaram, sem sucesso, entrar na capelinha das aparições. “Provocaram vários danos na tentativa de arrombamento, mas, felizmente, não conseguiram aceder ao seu interior”, salientou.
No início de janeiro, o salão paroquial e a sede dos escuteiros já tinham sido alvo de atos de vandalismo. “Partiram vidros e roubaram umas cervejas”, contou João Dantas. Por isso, a confraria da Nossa Senhora da Aparecida vai implementar medidas de segurança no santuário. “Vamos implementar um horário noturno de permanência no local, fora do horário de culto, para que a GNR possa identificar quem por ali esteja”, concluiu.