Um homem de 69 anos que terá provocado um incêndio numa zona de património natural no concelho da Maia, no distrito do Porto, foi detido na sexta-feira, anunciou a Polícia Judiciária (PJ). Pretendia que um desconhecido que o ameaçara deixasse de frequentar a área.
Corpo do artigo
A PJ indica que o suspeito terá provocado o fogo "com recurso a chama direta" numa mata classificada como património natural em Avioso, na Maia. As chamas criaram perigo para mancha florestal “significativa, bem como para vários edificados”, nomeadamente num parque industrial instalado na orla da mancha florestal.
Segundo a PJ, o homem, residente na zona, “terá provocado o incêndio (…) alegadamente em retaliação para com um desconhecido que o teria ameaçado de agressão, de forma a impedi-lo de frequentar aquela mesma área”, lê-se no comunicado da PJ.
Sem antecedentes criminais, o homem foi detido fora de flagrante delito e foi apresentado a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada "medida de coação não detentiva".