
Suspeito entregou-se pacificamente depois de várias horas de negociações
Foto: Paulo Lourenço
Um homem de 36 anos barricou-se em casa no Barreiro depois de ter atingido a tiro o cunhado na rua durante uma discussão ao início da tarde desta quarta-feira. Pelas 17.30 horas, o suspeito já tinha saído de casa de mãos no ar.
O alerta foi dado perto das 13.30 horas desta quarta-feira. O homem estava barricado em casa, na rua Conselheiro Joaquim António de Aguiar, no Barreiro Velho, a menos de 50 metros da esquadra da PSP, na qual reside habitualmente com a mulher, sogra, duas filhas de seis anos, gémeas, e uma de 12 anos.
Na origem dos disparos está uma discussão entre o suspeito e o cunhado, durante a qual a vítima, que viria a ser atingida, disse que ia denunciar o seu familiar por ter um armazém de material contrafeito. Na sequência da ameaça, o suspeito foi a casa buscar uma arma e disparou contra o cunhado.
De acordo com fonte da PSP, baseada em relatos realizados por testemunhas no local, foram disparados oito tiros.
A rua foi cortada nos dois sentidos e em curso esteve um incidente tático policial com elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP), do Corpo de Intervenção e negociadores do Grupo de Operações Especiais. As negociações ocorreram por telefone.

Foto: Paulo Lourenço
Segundo apurou o JN no local, o homem entregou-se pacificamente, de mãos no ar. Atrás dele, saiu também a mulher do suspeito. Não havia reféns na casa, onde também não foi encontrada a arma do crime.
Em declarações ao JN, uma vizinha, que não se quis identificar, disse estar surpreendida com a situação, uma vez que o suspeito é uma "pessoa tranquila".
O homem foi detido pela PSP e será presente a tribunal para aplicação de medidas de coação pela tentativa de homicídio. A Polícia Judiciária de Setúbal foi acionada para o local e vai conduzir a investigação ao crime, no sentido de apurar também se os familiares foram vítimas de sequestro pelo barricado.
A vítima, cunhado do suspeito, encontra-se estável, internado no Hospital do Barreiro e não corre perigo de vida. O homem de 31 anos foi baleado não só numa nádega, mas também na zona lombar, onde foi atingido três vezes. Foi transportado em carro próprio para o hospital.


