
Jovens à entrada do DIAP de Penafiel
Mónica Ferreira/JN
Os jovens atletas da BSports, a empresa fundada pelo ex-presidente da Assembleia Geral da Liga, Mário Costa, suspeito de tráfico de seres humanos, começaram a ser ouvidos por um juiz de instrução criminal do Tribunal de Penafiel para memória futura, esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Há cerca de 15 dias, o SEF realizou buscas em casa de Mário Costa e também na Academia Bsports, em Riba d'Ave, Famalicão, onde estavam hospedados uma centena de jovens atletas estrangeiros, muitos deles menores.
Os jovens estavam a viver amontoados em camaratas fechadas a cadeado, muitas vezes sujeitos a medidas disciplinares. Os seus movimentos eram controlados e o acesso ao exterior era limitado, com retenção de documentos.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, as autoridades suspeitam que a Bsports, de Mário Costa, trazia para Portugal atletas, muitos deles menores, da América do Sul, África e Ásia. Os jovens, que pagariam entre 500 e 1800 euros por mês para receber formação, treinar e serem alojados em condições condignas, seriam, na realidade, recebidos em instalações precárias. Ainda segundo apurámos, alguns encarregados de educação pagaram até 20 mil euros para que os seus filhos fossem admitidos e vivessem na academia de Famalicão.
A investigação tem relatos de vítimas que garantem ter passado fome e frio. A antiga escola que alberga a academia da Bsports não tem aquecimento, nem isolamento térmico. Os mesmos relatos afiançam também que, muitas vezes, os alunos eram fechados em salas e que havia apenas uma casa de banho para dezenas de jovens atletas. O isolamento seria tal, que os jovens não iam para a escola. O ensino era ministrado por professores da academia ou em aulas online.
Este processo levou Mário Costa a renunciar à presidência da AG depois de ser constituído arguido, na investigação do SEF. Em consequência, também já foram resgatados 114 jovens pelo SEF, que serão entregues às famílias, muitas delas oriundas de países da América do Sul.
São estes que começaram a ser ouvidos esta segunda-feira pelo juiz no tribunal de Penafiel.

