Um homem de 67 anos atropelou e entalou entre dois carros um idoso de 78 anos, em Chaves. A vítima veio a falecer no hospital. Segundo a acusação, o agressor terá pretendido vingar-se da penhora de dois tratores instaurada em 1996 por causa de uma dívida. O arguido começa a ser julgado a 8 de janeiro de 2024.
Corpo do artigo
O caso ocorreu na manhã de 6 de janeiro de 2023, na estrada que liga Chaves a Carrazedo de Montenegro. O arguido avistou a vítima, que se encontrava apeada junto de outro carro. Dirigiu o automóvel que conduzia na sua direçãoe embateu com a viatura no corpo do idoso.
"Após o embate, o arguido prosseguiu a sua marcha, entalando a vítima entre os dois veículos automóveis, projetando-a cerca de três metros. De seguida, o arguido acelerou o veículo que conduzia pondo-se em marcha", descreve um comunicado da Procuradoria Geral Distrital do Porto. A vítima sofreu graves lesões em diversas partes do corpo que viriam a resultar na sua morte no dia seguinte ao atropelamento.
Matou para vingar penhora decretada em 1997
Segundo a acusação, em 1996 a vítima tinha instaurado uma ação judicial contra o arguido para o pagamento de uma dívida. Face ao não pagamento foi decretada a penhora de dois tratores. Em dezembro de 1997, o arguido pagou a dívida tendo então sido levantado o arresto aos tratores. Terá isso esta disputa a motivar um ato de vingança do arguido.
Após diligências, foi possível identificar e localizar o suspeito do atropelamento mortal. O arguido foi detido a 16 de fevereiro e ficou em prisão preventiva, condição em que ainda se encontra.
Foi acusado de um crime de homicídio qualificado. O início do julgamento está marcado para 8 de janeiro de 2024, no Tribunal de Chaves.