Um homem de 41 anos foi detido pela prática da burla conhecida como "Olá Pai/Olá Mãe". Foi encontrado em casa, onde a Polícia Judiciária apreendeu sete aparelhos que operavam 224 cartões SIM e que enviavam milhares de mensagens por dia. No total, foram encontrados 8.500 cartões de telemóvel.
Corpo do artigo
Durante a investigação, "notou-se um uso, bastante acentuado, de números de telemóveis, irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito", explica a PJ em comunicado, sublinhando o uso de "meios especiais de obtenção de prova" neste caso. Os indícios levaram à realização de uma busca domiciliária, onde foram apreendidos sete modem’s com 32 cartões SIM por aparelho, o que permitia operar 224 cartões em simultâneo.
Esta operação, garante a PJ, permitia que num dia pudessem ser enviadas milhares de mensagens, com os argumentos conhecidos por “olá pai, olá mãe”. O detido tinha uma vasta rede de contactos, que lhe permitia realizar estes esquemas tanto em Portugal, como noutros países.
A investigação, acresenta aquela polícia, identificou o uso massivo de cartões, tendo sido apreendidos mais de sete mil cartões por utilizar e mais de mil e quinhentos já utilizados "em práticas delituosas". O detido será apresentado a um juíz de instrução criminal para aplicação de eventuais medidas de coação
Duzentas denúncias
O Departamento de Investigação Criminal de Leiria já recebeu mais de 200 denúncias deste tipo de esquema, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros.
Neste esquema, as vítimas, muitas delas pessoas de idade avançada, recebem mensagens, supostamente dos seus filhos, a pedir dinheiro por estarem em dificuldades financeiras ou a precisar de concretizar pagamentos urgentes. Assim, dispunham-se, de imediato, a efetuar uma transferência ou pagamento de valores que podiam ascender a milhares de euros.