
PJ do Porto diz que suspeito tentou matar a avó
Foto: Arquivo
Um homem, de 36 anos toxicodependente, foi detido, em Santo Tirso, por alegada tentativa de homicídio, por estrangulamento, da sua avó, septuagenária, informou esta sexta-feira a Polícia Judiciária do Porto. Apresentado a um juiz, o detido foi libertado, mas sujeito a várias medidas de coação.
A Polícia Judiciária identificou e deteve o homem, suspeito de crimes de homicídio qualificado na forma tentada e de ofensa à integridade física qualificada, cometidos sobre uma familiar, em agosto de 2025. A tentativa de homicídio qualificado ocorreu junto à residência da vítima, que, sem discussão prévia, foi ameaçada e alvo de estrangulamento.
O homem esteve emigrado e, no verão passado, tinha problemas com o consumo de drogas e manteve-os, tendo-lhe faltado dinheiro para satisfazer o vício. Atacou a avó num contexto de abstinência, em que lhe exigia dinheiro para comprar estupefaciente, apurou o JN.
No mês seguinte à agressão da avó, o homem envolveu-se numa discussão, num café, que resultou em agressões, com murros e objetos contundentes contra clientes do espaço. Segundo a Polícia Judiciária, uma das vítimas tinha um bebé ao colo, que não foi ferida porque a mãe o passou para o colo de outra pessoa presente no local.
O juiz de instrução criminal que interrogou o detido decidiu libertá-lo, mas proibiu-o de frequentar a casa da avó e o referido café. Terá também de sujeitar-se a tratamento da toxicodependência.

