Três adolescentes assaltaram diversos estudantes junto às estações da CP de Paredes e de São Bento, no Porto. Com 14, 16 e 17 anos, os rapazes abordavam as vítimas, ameaçavam-nas, roubavam-lhes os equipamentos eletrónicos e ainda as obrigavam a levantar dinheiro no multibanco.
Corpo do artigo
Os crimes começaram no início deste mês. Dois dos adolescentes, residentes no Porto, apanhavam o comboio em direção a Paredes e juntavam-se ao terceiro comparsa, que vive naquele concelho.
Depois, os três mantinham-se nas imediações da estação da CP e, ao final do dia, identificavam vítimas vulneráveis para atacar. Atuando em bando, rodeavam os estudantes e, mantendo-os sob ameaça, roubavam-lhes os equipamentos informáticos, preferindo telemóveis ou tablets da marca Apple.
Mas não ficavam por aqui. Após obrigarem as vítimas a entregar todo o dinheiro, também as levavam até ao multibanco mais próximo e levantavam a maior quantia possível com os cartões dos estudantes. No final, entravam no comboio e regressavam ao Porto.
A GNR que, na semana passada, conseguiu recuperar algum do material roubado, através do Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel, suspeita que o bando juvenil cometeu, desde o início do mês, mais de uma dezena de roubos em Paredes e está a procurar identificar todas as vítimas, algumas das quais ainda não apresentaram queixa.
Mas o número de crimes será maior, porque a PSP sinalizou os mesmos jovens noutros crimes semelhantes, alguns dos quais cometidos nas imediações da Estação de São Bento, no Porto.