A conhecida figura da Ribeira do Porto Anabela "Palavrinhas", de 52 anos, foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de liderar um grupo que incluía menores e se dedicava a assaltar distribuidores de bebidas no Centro Histórico. Cerca de 20 mil euros em barris de cerveja e outras bebidas foram furtados e escoados em bares da zona. Um deles foi alvo de buscas.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o grupo terá assaltado dezenas de distribuidores das empresas Torrestir e Super Bock, enquanto os funcionários descarregavam as bebidas em estabelecimentos da zona da Ribeira.
Ameaça e coação
Através de ameaças ou de coação física o grupo amedrontava os distribuidores. Também haverá casos de furto em que aproveitavam uma desatenção dos funcionários das distribuidoras para levar barris. Em causa estão crimes de roubo agravado e furto qualificado.
"A agora detida encontra-se indiciada como sendo a cabecilha de um grupo de indivíduos, essencialmente menores de idade, que mediante ameaças, provocando um clima de forte intimidação e medo, subtraíam barris de cerveja e outras bebidas dos camiões que faziam as entregas daquele tipo de encomendas nos estabelecimentos comerciais da área", explica a PJ em comunicado.
As bebidas seriam descarregadas pelo grupo com carrinhos de mão e eram encaminhadas para armazéns da Ribeira. Ali ficariam escondidas uns dias.
Buscas em bar
Depois, os barris e garrafas eram vendidos a bares da zona. Um dos estabelecimentos suspeitos de escoar material roubado é o Taberna, que foi anteontem alvo de buscas por parte dos inspetores da PJ do Porto. As autoridades acreditam que este estabelecimento era um dos principais clientes do grupo. Deverá ser indiciado pelo crime de recetação.
"Bela Palavrinhas", que para a investigação era a líder do grupo, foi detida e levada ontem ao Tribunal de Instrução Criminal para ser interrogada e para aplicação de medidas de coação. Ficou sujeita a obrigação de permanecer na habitação, mas vai esperar na cadeia até ter condições em casa.
Ainda segundo apurámos, além dos crimes de roubo e furto, a mulher deverá responder por tráfico de droga, pois, nas buscas à residência, foram encontradas quantidades de haxixe superiores às permitidas para consumo.