O Burger King Portugal foi condenado a indemnizar em quatro mil euros, por danos patrimoniais e não patrimoniais, um gestor de turno de nacionalidade brasileira que rescindiu contrato, por justa causa, depois de ouvir o diretor de uma loja da cadeia no Algarve dizer que “os brasileiros deviam mesmo era ir levar no c*”.
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O acórdão, proferido há um mês pelo Tribunal da Relação de Évora, deu vitória ao trabalhador, também apelidado, pelo diretor de loja, de “incompetente” e “burro”, e que foi obrigado, por um diretor de operações, a pedir desculpa a um cliente.
O primeiro episódio relatado no processo ocorreu em maio de 2023, quando o gestor de turno chamou a atenção de um cliente insatisfeito com a demora do serviço e que exigia ser atendido primeiro que outros por ser português. Aquele pediu ao cliente que não ofendesse o funcionário, também brasileiro, que o atendia. “Vou falar diretamente com o teu patrão e vais ter de me pedir desculpas, vocês são uns incompetentes”, respondeu o cliente.