A PSP deteve um homem, com 24 anos, por injuriar e agredir um agente, em Lisboa. O suspeito encontrava-se, com outro homem, na estação de metro do Oriente a importunar passageiros com uma alegada compra e venda de criptomoedas, e reagiu violentamente à intervenção dos polícias.
Corpo do artigo
Os agentes deslocaram-se à estação por indicação de que estariam dois indivíduos a importunar os transeuntes para a compra e venda de criptomoedas. Pretendiam que os lesados transferirem-se criptomoedas em troca de uma quantia monetária em dinheiro físico, que nunca chegava a acontecer ,e quando as vítimas percebiam que haviam sido burladas, "os suspeitos, recorrendo a armas brancas, ameaçavam-nas e abandonavam o local", revelou a PSP, esta quinta-feira.
Os agentes foram ao local e intercetaram os dois homens, que foram questionados se teriam na sua posse algo ilícito. Um deles entregou uma navalha com comprimento total de 20,4 cm e lâmina de 9,6 cm e, em ato contínuo, "o outro suspeito, numa postura hostil e agressiva, dirigiu aos polícias várias injúrias e ameaças".
Numa outra tentativa de abordagem, os elementos da PSP explicaram ao suspeito que teria de mudar o seu comportamento, "tendo este, de forma bastante agressiva, agarrado o braço de um dos polícias, tentando desferir um soco, mas não conseguindo efetivar o mesmo".
Para o obrigar a cessar tal comportamento, bem como evitar a existência de mais agressões, houve necessidade de recorrer "ao uso da força física, a estritamente necessária", para o suspeito ser algemado. Mas, no decurso da algemagem, "o mesmo ainda deu uma bofetada ao polícia, resistindo ativamente, momento em que lhe foi dada voz de detenção".
O comportamento "pouco colaborante, agressivo e hostil" continuou na esquadra, com diversos insultos aos polícias.