Com apenas 19 anos, um jovem residente no Cadaval montou um esquema de burla que passava pelo envio massivo de SMS fraudulentos, com notificações de pagamento de dívidas ao Estado. Acabou por ser detido pela Polícia Judiciária, que conseguiu prendê-lo em flagrante delito.
Corpo do artigo
De acordo com a PJ, o caso nasceu da queixa de uma das vítimas, que recebeu uma mensagem, com remetente mascarado, sugerindo o pagamento imediato de uma dívida ao Estado. A SMS continha um entidade e referência de pagamento por Multibanco e, com medo de ser alvo de execuções fiscais, a vítima pagou de imediato.
Mais tarde, viria a “confirmar que o pagamento não foi realizado para uma entidade estatal, mas sim para uma loja online de venda de eletrodomésticos e de outros produtos”, adianta a PJ, que, após ter recebido uma queixa, montou logo uma operação para apanhar o criminoso.
“Na sequência da detenção em flagrante delito, aquando da receção da encomenda online, foi realizada uma busca domiciliária tendo sido apreendido diverso material provatório dos factos em investigação”, indica a PJ, que adiantou ainda que “a disseminação das mensagens, em número elevado, ocorreu na semana passada e desconhece-se, para já, a quantidade de SMS enviados”.
O homem foi detido por falsidade informática e burla, devendo ser hoje interrogado por um juiz de instrução para aplicação de medidas de coação.