
Dinheiro, telemóvel e boné apreendidos ao suspeito
Foto: DR/GNR
Um homem de 52 anos, que se fazia passar por polícia, foi detido em 8 de janeiro em flagrante pelos crimes de burla e usurpação de funções, no concelho de Penafiel, no Porto.
O suspeito, através de uma plataforma digital, geria um perfil falso com fotografias de cariz policial, dando a entender que era agente da Polícia de Segurança Pública (PSP), indica a Guarda Nacional Republicana (GNR) esta sexta-feira em comunicado.
"Através dessa rede social, contactava alegadas vítimas, às quais prometia influências junto da referida instituição para anulação de coimas de trânsito e legalização de veículos apreendidos, mediante pagamentos monetários", refere a Guarda.
O homem simulava fiscalizações reais em locais públicos e exibia montagens fotográficas com fardamento daquela força de segurança.
O suspeito foi detido em flagrante delito, no âmbito de uma ação policial, "no momento em que recebia a quantia de 340 euros de uma vítima, uma mulher de 49 anos".
Foi também realizada uma busca domiciliária, da qual resultou a apreensão de um telemóvel e de um boné da PSP, utilizados na prática das burlas.
