A GNR deteve dois homens, de 71 e 73 anos, por 15 crimes de burla qualificada. As detenções ocorreram em Vila Verde, no âmbito de uma investigação a burlas que tinham como alvo idosos em diversas feiras semanais por todo o país. Os suspeitos tinham em casa 100 mil euros.
Corpo do artigo
A investigação, feita pelo Núcleo de Investigação Criminal de Fafe, apurou que os suspeitos atuavam nas imediações de feiras em vários concelhos, incluindo Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Verde, Braga, Fafe, Cabeceiras de Basto, Felgueiras, Bragança, Mirandela, Penafiel, Porto, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Castelo Branco, Leiria e Fátima.
O duo abordava as vítimas, maioritariamente homens idosos, ganhava-lhes a confiança e tentava perceber se estavam na posse de grandes quantias e as vítimas acabavam por lhes entregar o dinheiro.
Os suspeitos foram indiciados por 15 crimes de burla qualificadas, considerando o prejuízo patrimonial causado e a especial vulnerabilidade das vítimas, que frequentemente ficavam numa difícil situação económica após a consumação da burla.
Na sequência das diligências policiais, os militares da GNR realizaram três buscas domiciliárias nos concelhos de Lisboa e Oeiras tendo sido apreendidos 100 mil euros em dinheiro, dois automóveis, uma peça de ouro, equipamento informático, documentos e a roupa que os suspeitos usavam durante a prática das burlas
Os suspeitos foram ouvidos ontem (5 de junho), no Tribunal Judicial de Cabeceiras de Bastos, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Esta investigação contou com o reforço de militares da estrutura de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais de Braga e de Lisboa, e o apoio da PSP.